A ISO - International Organization for Standardization criou recentemente 2 (dois) comitês técnicos relacionados ao setor de revestimentos, sendo que um deles é diretamente relacionado ao âmbito de atuação da Comissão de Estudos Especiais 187 - ABNT, que é a responsável pela criação e elaboração de normas do setor de rochas ornamentais no Brasil.
Os comitês criados pela ISO são:
-ISO/TC 327 - Natural Stones (liderança da ANSI-Estados
Unidos)
-ISO/TC 328 - Engineered Stones (liderança da UNI-Itália)
A participação ativa no programa de trabalho que será
desenvolvido por estes comitês técnicos é muito importante para o setor das
rochas ornamentais no Brasil, pois por meio destes poderemos contribuir na
redação dos documentos que serão elaborados internacionalmente e que
posteriormente serão utilizados como a base de critérios do mercado consumidor
em todo o mundo.
Para uma melhor compreensão do estágio atual e da atuação da
ABNT em relação as normas do setor faremos um breve histórico e apresentaremos
os principais conceitos sobre normalização, sendo muito importante enunciar que
em 2012, a ABNT/INMETRO/IRD/CETEM desenvolveram o projeto ABNT ROCHAS, que
produziu um diagnóstico sobre o setor de apoio e avaliação da conformidade das
rochas ornamentais e de revestimento no Brasil. Em decorrência deste trabalho
houve a instalação no âmbito da ABNT
CEE-187.
Nesta
CEE-187, que tem participação dos principais técnicos especializados das
universidades, centros de pesquisas, laboratórios e dos representantes dos
produtores e consumidores, estamos tendo a oportunidade de análise e revisão
das normas disponíveis e sobretudo a possibilidade de construir o ordenamento
necessário para otimizar as necessidades do setor das rochas ornamentais.
1. CONCEITOS E OBJETIVOS DA NORMALIZAÇÃO
A normalização
é a atividade que estabelece prescrições comuns, que possibilitam aferir a
qualidade dos produtos e serviços, contribuindo para melhorar a qualidade de
vida, a saúde, a segurança e a preservação do meio ambiente, favorecendo ainda
ao crescente intercâmbio e as relações comerciais.
A ABNT enfatiza entre os principais objetivos
da normalização os seguintes aspectos:
Comunicação: Aperfeiçoar os mecanismos de informação entre o fabricante e o
cliente, aumentando a confiabilidade nas relações comerciais.
Economia:
Com a simplificação dos processos é possível reduzir a crescente variedade de
produtos.
Eliminação
de Barreiras Técnicas e Comerciais: A compatibilização de normas e
especificações sobre produtos e serviços em diferentes países, permite a
melhoria dos fluxos de comércio.
Proteção
do Consumidor: Estabelecer os critérios que permita aos usuários terem a
segurança no tocante a qualidade dos
produtos.
Segurança:
Assegurar a confiabilidade dos produtos e serviços, como fator de proteção a
saúde e a vida humana.
2 . VANTAGENS DA NORMALIZAÇÃO
As principais
razões para a utilização de normas em seus negócios, estão consubstanciadas em
alguns aspectos, entre os quais são universalmente destacados:
Qualificação de
produtos ou serviços
As normas contribuem para agregar qualidade e
potencializa as vendas e o aumento da satisfação dos clientes. Os consumidores
normalmente evitam adquirir produtos ou serviços de qualidade questionável.
Atração de
clientes
As empresas que adotam normas, transmitem
confiabilidade aos seus consumidores sobre a qualidade dos serviços e produtos
ofertados.
Aumento de competitividade
A
utilização de normas gera ganhos de produtividade e o consequente aumento das
margens de competitividade.
Confiabilidade do negócio
A
percepção dos consumidores de que o fornecedor, adota procedimentos de
conformidade com determinadas normas nos seus produtos e serviços, agrega
confiança ao negócio, gerando ganhos importantes na relação comercial.
Otimizar a escolha
O
atendimento a requisitos de normas, assegura que o produto ou serviço,
apresentará a qualidade e o desempenho desejado, diminuindo a possibilidade de
erros.
Redução de custos
A
padronização de serviços e produtos simplifica o processo produtivo, facilitando
a gestão da produção, favorecendo o aumento das operações, e agregando maior rentabilidade ao negócio.
Compatibilidade
Com a
aplicação de normas e a adequação aos regulamentos, fica assegurado a
conformidade dos seus produtos ou serviços, permitindo transitar livremente em
qualquer mercado.
Atender a regulamentos técnicos
Os
regulamentos são adotados por autoridades, e tem como tendência, que seja
restrita aos requisitos associadas ao desempenho do produto, adotando como
referência as normas técnicas, sobretudo internacionais. A adoção de normas
confere ao fornecedor, segurança no tocante as suas responsabilidades civis.
Aumentar as
exportações
A utilização de normas de produto e gestão,
aumenta a confiabilidade na qualidade do objeto e gera a confiança necessária
para a abertura de novos mercados.
Facilitar
a estratégia de marketing
A adoção
de normas como parte da estratégia de “marketing” e desenvolvimento comercial,
aumenta suas chances de êxito, pois ajuda a criar valor e satisfação no
cliente. As ações de “marketing” em mercados que utilizam normas reconhecidas
possuem melhores condições para determinar que produtos ou serviços poderão
interessar aos consumidores, assim como a maneira que será utilizada nas
vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
3. O ESTADO DA ARTE
No Brasil estão em vigor as seguintes normas referentes
ao setor das rochas ornamentais:
Os
trabalhos da CEE-187 já concluíram a revisão das normas de terminologia, da norma
de requisitos, métodos de ensaios e criamos a norma de resistência ao ataque químico - método
de ensaio.
No
momento está em andamento no âmbito da CEE-187, a revisão da norma NBR 15846
que examina as fachadas ventiladas com inserts metálicos, além das normas de
deslizamento e choque térmico que não fazem parte do ordenamento existente e
que começaram a ser analisadas, e posteriormente serão levadas a consulta
nacional.
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