segunda-feira, 22 de junho de 2020

[ARTIGO] O que a Covid-19 significa para o setor de rochas ornamentais, e como as empresas podem se adaptar



Peter Becker, editor-chefe do Stone-Ideas.com, destaca diferentes aspectos da indústria da construção em tempos de pandemia

Uma coisa é certa: o motor da economia global funcionará a uma velocidade menor nos próximos meses do que antes. Isso significa: haverá menos investimentos e menos novos projetos (de construção), pelo menos para todo o ano de 2020.

No entanto, a economia chinesa já parece estar atingindo velocidades mais altas novamente. Na Europa, a quarentena para as empresas e para os cidadãos está sendo relaxada dia após dia. As empresas de pedras naturais ainda estão trabalhando em contratos antigos - seria desejável que os governos ajudassem a iniciar novos projetos de construção. Em alguns lugares, já se fala de um pacote de estímulo econômico.

O desemprego nos EUA está alcançando proporções enormes, embora varie de região para região. É provável que isso tenha um impacto negativo no sentimento do consumidor por um tempo.

No Brasil, a crise do novo Coronvírus está apenas começando.

Em todo o mundo, o turismo e a gastronomia estão enfrentando um ano difícil. Consequentemente, não haverá investimento em novos hotéis, aeroportos e restaurantes.

O Covid-19 deveria ter mudado o comportamento das pessoas (consumidores)?

Uma coisa é clara: o escritório em casa fica subitamente onipresente. Talvez a era do deslocamento, que começou com a industrialização em 1850, esteja finalmente chegando ao fim.

Isso pode mudar a importância dos prédios administrativos. Enquanto os escritórios costumavam ser empilhados como caixas de sapatos para acomodar um grande número de funcionários, os espaços abertos para estações de trabalho flexíveis agora podiam se tornar comuns - não escritórios de plano aberto, mas estações de trabalho móveis com conexões WLAN.

Em particular, as fachadas de tais edifícios seriam usadas ainda mais do que antes para transmitir a auto-imagem de uma empresa para o mundo exterior. A pedra natural pode ser vencedora dessa arquitetura corporativa no médio prazo.

As coisas estão parecendo diferentes no que diz respeito aos consumidores particulares - eles experimentaram suas próprias quatro paredes de uma maneira completamente nova durante a quarentena. Atualmente, a indústria moveleira está debatendo veementemente se haverá uma nova demanda de clientes e como ela será.

Alguns estão prevendo um novo “casulo”, ou seja, uma nova apreciação pela casa, que se deseja projetar de maneira confortável. Outros vêem cozinhar em casa como uma orientação cada vez mais importante.

Tais tendências já haviam surgido após as crises financeiras de 2001 e 2008.

As empresas do setor de cerâmica já estão propagando seus grandes azulejos - aliás aqueles com padrão de pedra natural - como a melhor solução para atualizar sua casa ou apartamento e torná-la mais caseira.

A propósito, jardins e varandas também fazem parte da casa.

A pedra natural está bem posicionada aqui em vários aspectos:

1) a pedra é 100% natural e saudável (mas os materiais concorrentes estão promovendo suas superfícies não porosas);

2) as pedras naturais agregam valor aos imóveis, portanto vale a pena investir nelas;

3) as pedras naturais prometem segurança e pode ser entendido como um símbolo de serenidade.

Finalmente: se as viagens de longa distância não forem possíveis durante o resto deste ano, é provável que os cidadãos partam para explorar seu próprio país. Com suas pedreiras, a indústria da pedra tem a oportunidade de explorar melhor sua interação com a comunidade. Além do mais, existem locais com rochas em todas as cidades e em todos os lugares da paisagem.

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