quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Tecnologista do CETEM integra a nova diretoria da Subcomissão de Rochas do Patrimônio da União Internacional de Ciências Geológicas

Nuria Castro é Tecnologista Sênior do CETEM, e será a representante brasileira na nova diretoria, e buscará ampliar a divulgação e a designação de rochas do patrimônio da América Latina
 

A União Internacional de Ciências Geológicas - IUGS ratificou a nova diretoria da Subcomissão de Rochas do Patrimônio - HSS (Subcommission on Heritage Stones) para o período 2020-2023, eleita por votação entre os participantes.

 

A Subcomissão de Rochas do Patrimônio, que conta com 117 colaboradores de diversos países, visa à divulgação do conhecimento geológico das rochas ornamentais como materiais de construção sustentáveis, mediante a cooperação internacional. Especificamente, busca reconhecer rochas significativas para a cultura mundial, por meio da sua designação, por norma geológica internacional, como Recurso de Rocha do Patrimônio Global (Global Heritage Stone Resource - GHSR).

 

Vinte e duas rochas já foram reconhecidas como GHSR, dentre elas, o Calcário Lioz (Portugal) e o Mármore de Carrara (Itália), muito utilizados no patrimônio histórico do Brasil. A designação dota de visibilidade à rocha e serve para conscientizar administradores da importância da sua correta conservação e da reserva de possíveis recursos para substituição, se necessário. Serve também para a divulgação do conhecimento geológico na sociedade e o geoturismo e para a apropriação desse conhecimento pela população de forma a valorizar as rochas naturais.

 

A diretoria é composta por: Gurmeet Kaur (India) – Presidente; Victor Cárdenes (Espanha) – Secretário geral; David Freire-Lista (Espanha) – Tesoureiro;  Nuria Castro (Brasil) – Publicações e edições especiais; Siham Belhaj (India) – Imprensa; Björn Schouenborg (Suécia) – Página web.


Nuria Castro é especialista nas áreas de rochas ornamentais, arranjos produtivos locais - APL, mineração, desenvolvimento sustentável e divulgação científica.

 

Maiores informações: http://globalheritagestone.com/

 

*Com informações do CETEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário