terça-feira, 23 de março de 2021

[ARTIGO] Uma importante mudança de paradigma tecnológico no setor das pedras naturais


O exercício de análise da evolução tecnológica de qualquer setor de atividade econômica e de identificação do paradigma tecnológico, mantém uma estreita relação entre o  crescimento e as mudanças econômicas, de um lado, e o progresso técnico, do outro. As teorias sobre mudanças tecnológicas, que estão estreitamente relacionadas com mudanças de paradigmas, tem sido geralmente enquadradas em duas amplas classificações conhecidas como: “demand pull” - quando o processo de mudança tecnológica é provocado pela demanda de determinado mercado – e “technology-push” - quando este processo é “empurrado” por uma determinada tecnologia disponível.

As mudanças tecnológicas na indústria de pedras naturais não fogem desta regra e é à luz desta consideração que se deve empreender a identificação e a análise do paradigma tecnológico atual desta indústria. 

Pelo seu grau de competitividade, dentre outros fatores, observa-se que as mudanças tecnológicas do setor das pedras naturais, na maioria das vezes em que deu um salto, este decorreu do processo “technology-push”, ou seja, a indústria fornecedora de tecnologia parecia determinar sempre a velocidade e o caminho do desenvolvimento tecnológico no setor.

Presentemente temos um caso de “demand-pull”, onde a Pedrini, tradicional fabricante italiana, aceitou o desafio por demanda da Welt Graniti para criar a primeira multifio com 108 fios diamantados de 5,3 mm de diâmetro, que consegue cortar um bloco completo de uma só vez em 107 chapas com espessura de 12 mm.

Não foi um pedido trivial, mas a Pedrini aceitou consciente de seu know-how tecnológico, projetando em pouco tempo a Multiwire Jupiter GS220-108F-TS Tech12, uma multifio com cinco patentes capaz de cortar o bloco com precisão e rapidez, reduzindo tanto tempo quanto custo de produção.

“Estamos muito satisfeitos com a colaboração com a Pedrini - disse Matteo Perusi, gerente geral da Welt Graniti - ela se tornou um parceiro tecnológico líder para nós e, mais uma vez, pôde nos apoiar no desenvolvimento de máquinas cada vez mais eficientes e confiáveis.”

Nos próximos meses, outros Jupiter Tech 12 Multiwires serão instalados, tanto na Itália quanto no exterior, confirmando que, mais uma vez, a Pedrini é capaz de entender as necessidades do mercado, atuando como um ator capaz de ouvir e colaborar proativamente com seus clientes em melhoria contínua.

“O corte de blocos em placas de 12 mm de espessura traz vários benefícios para nossos clientes - sublinhou Giambattista Pedrini, CEO da Pedrini - em primeiro lugar, o desempenho do bloco aumenta consideravelmente de 37m² / m³ serrando chapas de 20 mm de espessura para 53,7 m² / m³ com espessura de 12 mm. Além disso, o gerenciamento de chapas mais finas e mais leves reduz os custos de transporte e instalação. Do ponto de vista comercial, revestimentos de 12 mm de espessura podem ser a solução certa para ampliar os campos de aplicação e uso de revestimentos de pedra natural ”.

*Com informações da Focus Piedra

Um comentário:

  1. A análise está correta. No entanto, merece um pequeno reparo. O processo “technology-push” nunca foi puro, digamos. Em regra as melhorias e rupturas apresentadas pelos fornecedores, em muitos casos, foram concebidas, testadas e implemenadas em parceria com algum cliente. Esta prática é muito difundida no setor de rochas ornamentais. Parabéns pelo artigo. José A. Bof Buffon

    ResponderExcluir