A ABNT publicou no último dia 20 de abril, duas novas normas que representam importante conquista para o setor de rochas ornamentais brasileiro.
A norma ABNT NBR 16958:2021 - Rochas para revestimento - trata da "Determinação da resistência ao envelhecimento por choque térmico", ou seja, estabelece um método de ensaio para determinar a resistência em rochas naturais sob o efeito de variações bruscas de temperatura.
Já a norma ABNT NBR 16959:2021 - Rochas para revestimento - trata da "Determinação da resistência ao escorregamento pelo método do pêndulo", onde se especifica um método de ensaio para a determinação da resistência ao escorregamento de pedestres em superfícies horizontais revestidas com placas de rochas naturais.
Este conjunto de normas é resultante do trabalho da Comissão de Estudos Especiais - CEE-187 da ABNT, coordenada pelo geólogo Carlos Rubens Alencar, onde participam diversos especialistas do setor.
A comissão continua trabalhando para elaboração de novas normas, inclusive atuando junto aos comitês internacionais da ISO (International Organization for Standardization) TC 327 e TC 328, buscando o constante aprimoramento das normas brasileiras aos padrões internacionais.
Para mais detalhes ou aquisição das normas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário