segunda-feira, 17 de julho de 2023

[ARTIGO] O setor de rochas ornamentais clama por uma Agenda Estratégica

O FUTURO É AQUI E AGORA

No setor das rochas ornamentais brasileiro, se faz fundamental a elaboração prática de uma expressiva Agenda Estratégica, a ser desenvolvida diante dos riscos e das fundamentais e mais relevantes oportunidades para o setor. É muito importante compreender que uma agenda estratégica não é um plano onde as respostas estão apresentadas, mas o referencial para a construção de ações prioritárias e relevantes para a obtenção da geração de demanda que está intrinsicamente vinculada a valorização da pedra natural.

O CONTEXTO

A nossa atividade é muito recente e apesar de termos iniciativas que remontam os anos 20 do século passado, é somente após os anos 50 que o setor tal como é atualmente começa a ganhar representatividade. Deve ser ressaltado que foi decorrente da evolução dos processos tecnológicos que possibilitaram a extração competitiva das rochas graníticas que o Brasil começou a sua importante trajetória no setor, isso é muito recente e somente ganhou força na década de 1970.

Somos um jovem setor, e apenas nos últimos 30 (trinta) anos iniciamos a adquirir uma cultura mínima - que irá nos possibilitar a construção da agenda estratégica possível - que permitirá ao setor ter uma base coerente de fundamentos para continuar avançando com consistência e em consonância com a pauta mundial que já está estabelecida, a exemplo do ESG que nos é extremamente favorável.

MODELAGEM

Mas, como fazer? Há várias maneiras, porém no contexto do que é efetivamente prático, a criação de um grupo de trabalho misto (técnicos e empresários) com cerca de 10 (dez) atores, que tenham a capacidade de avaliação sistêmica do contexto setorial e das interdependências que influenciam no futuro da cadeia econômica dos revestimentos. Este grupo terá condições de construir a modelagem e as bases da agenda que levará a uma ampla participação de todos da cadeia produtiva em seminários de discussões, avaliações e validações das propostas a serem consensualizadas.


O QUE NECESSITAMOS?

Como resultado desta ação, é plenamente factível termos em um prazo de no máximo 6 (seis) meses, uma robusta AGENDA ESTRATÉGICA PARA O SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS, onde certamente estarão estabelecidos os rumos de uma atividade que possui um potencial imensurável de crescimento, desde que seus players incorporem a importância dos conceitos básicos e que são fundamentais para tanto, como por exemplo a pesquisa mineral (prima la matéria), a normalização e o ESG, que podem  ser instrumentos para elevar a um outro patamar todo o setor de rochas ornamentais do Brasil.


Artigo por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário